MINICURSO: ESCREVENDO CRÔNICAS COM CLARICE LISPECTOR

07 A 23 de Julho de 2020

O minicurso "Escrevendo Crônicas com Clarice Lispector" foi fruto de um projeto formativo de leitura e escrita de crônicas, aprovado pelo Edital 03/2020 da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia, voltado para interessados no gênero e na obra de Clarice Lispector - cujo centenário é comemorado neste ano.

Este minicurso foi minha primeira experiência de produção de um curso online e consistiu na filmagem de 6 vídeos, de aproximadamente 15 minutos cada, postados no canal do Recanto da Prosa entre os dias 7 e 23 de julho, com os seguintes temas:

Programação das aulas:

Aula 1: Mas afinal, o que é uma crônica?

Aula 2: Rubem Braga: o inventor da crônica brasileira

Aula 3: Crônicas líricas e metalinguísticas

Aula 4: Crônicas políticas e filosóficas

Aula 5: Crônicas memorialísticas e epistolares

Aula 6: Cronistas brasileiros da contemporaneidade

Para assistir às aulas, basta clicar nos títulos acima.

Além disso, foi criado um grupo aberto no Facebook, onde os participantes puderam tirar dúvidas, trocar textos autorais e acessar materiais complementares. Saiba mais neste link.

Durante o mês do minicurso, foram alcançados os seguintes resultados:

- 100% de avaliações marcadas como "gostei" em todas as aulas do canal;

- 650 visualizações (considerando o minicurso completo);

- 75 comentários no canal e 12 na pesquisa de satisfação, dos quais transcrevemos alguns abaixo;

- 95 membros inscritos no grupo do Facebook, dos quais 12 escreveram crônicas propostas nos exercícios;

- 100% de respostas positivas à questão: "Você recomendaria o curso a um amigo?";

- 100% de avaliações consideradas "excelente" nos critérios "conteúdo das aulas" e "didática da ministrante";

- 83.3% de avaliações do curso com nota 10 e 16.7% com nota 9;

Depoimentos:

"Gostei muito dos aspectos teóricos das aulas e da possibilidade de exercícios práticos de escrita que permitem experimentar o conteúdo apresentado. A aula final com um aspecto mais livre, com entrevista e dicas para autores foi muito pertinente. O retorno da ministrante no grupo do Facebook e nos comentários dos vídeos no Youtube gerou interatividade, o que é muito positivo".

 

"Foi exatamente o que eu esperava. Aulas curtas sobre o mundo das crônicas da Clarice Lispector e temas relacionados. A comunicação com a ministrante era muito agradável e as atividades propostas por ela se encaixavam bem no curso, tanto em termos de qualidade como de quantidade".

 

"O curso é muito bem organizado. Curtinho, mas que dá um panorama essencial do universo da escrita de crônica. Outro ponto positivo é a forma como os exemplos de tipos de crônicas são pontuados. Deixa com um gostinho de quero mais e inspira quem gosta de escrever".

 

"Que delícia de curso! Além da qualidade técnica, as aulas foram muito instigantes tanto para meu aprimoramento como escritora, como para ampliar um horizonte de possibilidades de leituras consagradas e contemporâneas. A proposta era realmente ser um minicurso e, portanto, creio que ainda há muito conteúdo e que seria muito viável termos mais edições, tamanha a riqueza de tudo isso. (Aprova, Secretaria!) Por fim, quero elogiar a Aline pela qualidade das aulas, pelo cuidado com o grupo no Facebook e pelas orientações. Enfim, essa experiência foi muito mais que um curso".

Observação: As identidades dos participantes foram preservadas, pois o formulário de satisfação não exigia identificação pessoal, de modo a não constranger aqueles que quisessem fazer críticas. Para depoimentos assinados, ver comentários nas aulas disponíveis no Youtube.

 

O trabalho Recanto da Prosa de Aline Caixeta Rodrigues está licenciado com uma 

Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Isso significa que: você está autorizado a compartilhar os conteúdos deste blog, desde que atribua os devidos créditos à autora;

mas sem alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.