O trabalho Recanto da Prosa de Aline Caixeta Rodrigues está licenciado com uma 

Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Isso significa que: você está autorizado a compartilhar os conteúdos deste blog, desde que atribua os devidos créditos à autora;

mas sem alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

OFICINA DE POESIA

22 de Setembro de 2019

No dia 20 de setembro, ministramos nossa primeira Oficina de Poesia no Espaço Criar, em Uberlândia/MG. Tivemos, ao todo, oito poetas inscritos, das mais diversas áreas, idades e origens, que formaram um turma participativa e muito talentosa.

Após uma roda de apresentações, começamos com um momento de imersão poética, durante o qual circulamos pela sala tomando contato com textos de diversos autores contemporâneos e procurando aqueles que nos chamavam a atenção. Em sequência, declamamos alguns poemas e elaboramos uma lista daquilo que consideramos critérios de qualidade nos poemas lidos, chegando às seguintes observações:


O que faz um bom poema?


1. A poesia contemporânea não precisa seguir regras excessivamente formais para produzir bons textos.

2. Fatos do cotidiano são capazes de provocar poemas de grande impacto, se o poeta souber exercitar um novo olhar para o mundo.

3. O poema precisa de intensidade para causar um bom efeito de leitura.

4. Nossos sentimentos, do humor à melancolia, são um ótimo ponto de partida para escrever. No entanto, um bom poema não se constrói apenas com emoções: é preciso trabalhar a linguagem.

5. Poemas são textos concisos (mesmo quando extensos). Não há espaço para palavras desnecessárias na poesia.

6. O poeta precisa defender a sua liberdade de expressão, se quiser ser verdadeiro.

7. A boa poesia nos permite viajar e viver outras realidades.

8. Fugir do óbvio é sempre uma boa saída. Grande parte do poder da poesia está na simbolização e no que é sugerido.

9. Bons poemas permitem uma variedade de interpretações. O ambíguo, do qual fugimos em outros tipos de texto, pode ser um grande trunfo para a poesia.

10. A inspiração pode ser provocada. Não é preciso sentar e esperar por ela. Poesia é ofício, não um dom restrito a poucos.


Após a discussão, fizemos um exercício de associação de palavras e produzimos nossos próprios textos, declamando-os em seguida. Foi talento pra aplaudir de pé! 

Contatos


- Ficou com vontade de ler um pouco mais de poesia contemporânea? Confira a página faziapoesia, no Medium, administrada pelo participante Alex Zani.

- Precisa de uma fotógrafa maravilhosa para o seu evento? Entre em contato com a @dessa.caixeta no Instagram.

- Precisa de um espaço acolhedor e aconchegante para o seu evento cultural? Gostaria de participar de mais atividades sobre literatura, artesanato e desenho? Entre em contato com o @espacocriarudi no Instagram; ou acesse a página do espaço no Facebook, clicando aqui.

- Gostaria de nos receber para uma oficina de criação literária? Clique na página Serviços e entre em contato com a gente.

Agradecimentos


- Aos participantes, pela confiança e participação. Em especial, à poeta Elza Teixeira de Freitas, que nos presentou com um exemplar do seu delicado "Adriel", de poesia infantil.

- Ao Espaço Criar, pela recepção carinhosa de sempre.

- Aos poetas que confiaram em nosso trabalho e nos emprestaram exemplares de seus livros para usar na oficina.

- À editora Quelônio, que nos confiou uma linda seleção de títulos para divulgação e comercialização.

- Ao programa Manhã Total, com Mônica Cunha, que nos recebeu de última hora para divulgar a oficina.