O PEQUENO VENDEDOR DE CHICLETES
Capa JPEG.jpg
O que é o projeto?

O pequeno vendedor de chicletes: e outros contos sem fadas é um projeto incentivado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia/MG, voltado para a publicação de uma coletânea de contos infantojuvenis, com sete narrativas baseadas em contos clássicos de Hans Christian Andersen, como "A pequena sereia", "O patinho feio", "A pequena vendedora de fósforos" e outras histórias maravilhosas.

SINOPSE

Uma garota se apaixona por um homem que ela salva de se afogar no mar. Um sujeito importante se vê enganado por dois comerciantes trapaceiros. Um garoto não se encaixa até descobrir quem ele é de verdade. Pode ser que você já tenha se deparado com esses personagens, em contos que ouviu na infância. Mas dessa vez não há fadas para ajudá-los.

Acompanhe nossa programação

No dia 02 de abril, em homenagem ao Dia Mundial do Livro Infantojuvenil - data do aniversário de Hans Christian Andersen - daremos início a uma programação que irá preencher todo o mês de abril com contação de histórias, atividades para crianças, jovens e adultos, e um minicurso online inteiramente gratuito para quem deseja escrever contos infantojuvenis.

Então anote aí para não perder nada!

02 de abril - Lançamento da playlist Contos sem fadas. Até o dia 08 de abril, serão postados sete vídeos, sempre às 10h no canal do Recanto da Prosa, com contação de histórias baseadas nos contos do livro.

16 de abril - Lançamento oficial do livro, ao vivo no canal do Recanto da Prosa, às 10h. Nesse dia, falaremos um pouco mais sobre o autor que inspirou os contos, a história de construção do livro, adaptações, recontos e muito mais.

18 de abril - Lançamento da playlist Como escrever para crianças e jovens. Até o dia 23 de abril, serão postados seis vídeos, sempre às 18h no canal do Recanto da Prosa, com aulas gratuitas de escrita e proposição de exercícios para interessados em escrever ficção infantojuvenil.

Se você se interessou, clique no botão abaixo para se inscrever no canal do Recanto da Prosa no Youtube e ative o sininho para receber notificações dos nossos vídeos.

Live de lançamento
Temos um presente pra você!

Ficou em dúvida da compra? Que tal experimentar um gostinho dos contos com a leitura da narrativa que dá título ao livro: O pequeno vendedor de chicletes.

Clique no botão abaixo e faça o download do conto, gratuitamente.

Ah! Só não vale modificar, comercializar ou adaptar o texto para outras formas de mídia, tá bom? Este ebook está aí para a sua leitura; e se você quiser compartilhá-lo, lembre-se de dar os devidos créditos à autora e divulgar o Recanto da Prosa, pode ser? 

Sobre o livro

O pequeno vendedor de chicletes: e outros contos sem fadas é uma coletânea de 7 contos baseados em narrativas clássicas de Hans Christian Andersen, adaptadas à realidade contemporânea brasileira.

 

Ao contrário da maioria das adaptações, a ideia deste livro é a de criar novas histórias, com novos personagens, que estabeleçam um diálogo com aqueles que lhes serviram de inspiração, trazendo à tona questões sociais relevantes, capazes de suscitar reflexões.

 

Dentre os temas abordados, os contos falam de desigualdade social, preconceitos e o sofrimento humano, mas também de esperança, imaginação, amizade, empatia e nossa humanidade compartilhada. Tudo, é claro, com foco no que realmente importa, que é a própria experiência literária.

Playlist 1 - Contos sem fadas
Playlist 2 - Minicurso
Como escrever para crianças e jovens

Faça parte do nosso grupo no Facebook aqui: https://bit.ly/minicursochicletes_grupo

Entrevista no Manhã Total
Entrevista no Uberground
entrevista.png

Acesse o link abaixo para conferir a entrevista deliciosa que tive o prazer de dar ao Uberground, com a incrível Adreana. Pensa num papo gostoso!

https://bit.ly/entrevistauberground

Não perca nenhuma novidade!

Para acompanhar as novidades do projeto e receber avisos sobre nossos cursos e eventos, revelações dos bastidores de produção do livro e conteúdos relacionados à escrita de narrativas infantojuvenis, cadastre-se em nossa newsletter na Página Inicial do blog. Prometemos não te encher de spam :)

Conheça nossa equipe
Foto perfil Nina (34) - Copia_edited.jpg
Aline
autora

Aline é graduada em Letras e possui pós-graduação em Formação de Escritores e Literatura Infantojuvenil. Possui quatro livros publicados no projeto Aprendizagem Criativa da Faber Castell, um infantil ilustrado que produziu em parceria com a Dessa Caixeta, chamado Às vezes, na noite escura; e outro que surgiu de um projeto cultural como este, chamado As aventuras de Simon (ambos disponíveis na loja do blog).

lelis.png
Lelis
ilustrador

Lelis Nasceu em Montes Claros, no sertão de Minas Gerais. Recebeu diversos prêmios em festivais e exposições de reconhecimento nacional e internacional, ilustrou mais de 100 livros e quadrinhos, além de produzir aquarelas diariamente para o jornal Estado de Minas. 

ana carolina_edited.jpg
Ana Carolina
gestora

Ana Carolina Ferreira é graduada em Letras, pós-graduada em Gestão de Projetos e cursa Psicologia. Atua no setor cultural há 15 anos como arte-educadora e gestora de projetos. Atua também com projetos sociais e educacionais.

Dessa.jpg
Dessa
diagramadora

Dessa Caixeta é uma artista visual natural de Uberlândia, Minas Gerais. Trabalha com ilustração, diagramação, fotografia e cenário. Premiada pela Funarte e por diversos editais de arte e cultura, é criadora de conteúdo digital e realiza trabalhos com imagens, em geral.

fernanda.jpeg
Fernanda
revisora

Fernanda Rodrigues é escritora, professora, revisora e cofundadora do Projeto Escrita Criativa. Possui especialização em "Docência em Literatura e Humanidades" e em "Produção e Crítica de Textos Literários". É autora do livro "A Intermitência das Coisas" e escreve no site

Algumas Observações.

michele.jfif
Michele
assessora de imprensa

Michele Borges é graduada nos cursos de Letras e Comunicação, tem passagem como aluna especial pela Faculdade de Letras e Comunicação do Porto (Portugal) e é fundadora da Ciclo que, desde 2010, atua na área de Assessoria de Comunicação, com produção de conteúdo, assessoria de imprensa e ações de relacionamento. É referência na área cultural, tendo em seu portfólio centenas de projetos atendidos.

laura.jpg
Laura
consultora de projeto gráfico

Laura Del Rey é graduada em Cinema e pós-graduada em Formação de Escritores. Sócia da Editora Incompleta, atua na empresa como editora, tradutora, designer e organizadora da revista Puñado. Como autora, publicou o fotolivro Hart, em parceria com Alziro Barbosa; a crônica ilustrada Sobre ser uma linha e o zine-poema O regador verde, ambos em parceria com Gui Athayde. Colabora também com o Memorial da América Latina; as revistas Revera, OLD e Lucía; os sites El Pulpo e Icônica; os Festivais Gato Preto e Valongo; o Sesc-SP; e as editoras Jandaíra e Barbante.

INCENTIVO
Logo PMIC 2021.png