RECANTO DA PROSA

Cantinho dedicado à leitura e à troca de ideias entre os amantes da literatura. Sinta-se em casa!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

3 dicas para escrever para crianças



Faltam 5 dias para o Dia das Crianças! E sabe do quê? Em homenagem à data, a @fe_notavel, a @dessacaixeta e eu decidimos bater um papo sobre literatura infantojuvenil e contar um pouco sobre os bastidores de produção do livro "O pequeno vendedor de chicletes: e outros contos sem fadas", cuja publicação está prevista para o ano que vem.


Por isso hoje estou passando para dar 3 dicas para escritores interessados em escrever para crianças e avisar a vocês que o Recanto da Prosa agora tem uma página inteirinha dedicada ao projeto aqui. Então vamos lá.


Dica 1: Um bom livro agrada adultos e crianças


Já se perguntou do que é preciso para fazer uma criança gostar de ler? Depois de alguns anos de estudo e atuação docente, já me deparei com todo o tipo de resposta, mas, sinceramente, a que mais me convence é a mais óbvia: você vai precisar de bons livros. Estímulo adequado, dar o exemplo, estratégias lúdicas... nada irá funcionar se o elemento fundamental for ruim.


Pensa comigo: você entra num restaurante lindo, é bem recebido, sua mesa é larga, a cadeira é confortável, os garçons são simpáticos e tudo parece estar indo muito bem. Daí você pede um clássico filé à parmegiana, mas quando o seu prato chega, a carne está crua, o molho é aguado e o queijo azedou.