top of page

RECANTO DA PROSA

Cantinho dedicado à leitura e à troca de ideias entre os amantes da literatura. Sinta-se em casa!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

5 anos de blog


No dia 21 de junho de 2016, publiquei meu primeiro post no Recanto da Prosa, depois de algumas semanas quebrando cabeça para criá-lo bem do jeito que eu queria. Meu primeiro post - Breve história de uma vida literária - falava do dia exato em que decidi que seria escritora e anunciava, meio sem jeito, que a partir de então eu iria começar a dividir meus contos, crônicas e outros textos de caráter literário por ali.



Por algum tempo, morri de vergonha. Postava torcendo para que ninguém lesse. Mas com o tempo a coisa foi mudando, fui conhecendo pessoas que me diziam gostar do Recanto da Prosa, e ele acabou se tornando o meu cantinho na Internet - esse lugar caótico, que às vezes só parece feito de redes sociais, haters, notícias trágicas, espionagem e roubo de dados.


Mas apesar do carinho que sempre tive pelo meu blog, nunca lhe dediquei a devida atenção, ou pelo menos não até o começo de 2020, quando dei uma repaginada em tudo, cheia de mil planos para o ano. Só que aí, né? Todo mundo tinha um monte de planos no começo de 2020. E todo mundo viu seus planos ruírem e precisou tirou forças sabe-se lá de onde para sair catando os caquinhos e conseguir chegar aos trancos e barrancos ao fim do ano.


Então veio 2021 e pelo menos a gente tinha uma ideia um pouco mais clara de onde estava pisando - o que não tornou as coisas mais fáceis. Como comemorar qualquer coisa hoje, sentindo tanto medo, indignação, impotência e incredulidade? Como homenagear meu blog num contexto em que temos meio milhão de famílias sofrendo no Brasil?


Passei os últimos dias tentando descobrir o que iria postar hoje. A ocasião é especial, e não apenas a um nível particular. Quando comecei o blog, eu não sabia disso, mas o dia 21 de junho é o aniversário de um dos gigantes da nossa literatura, Machado de Assis; e me senti muito empolgada quando descobri isso. Neste ano, mais uma surpresa: outro Assis fazendo aniversário hoje, também um escritor e, além disso, um queridíssimo professor: Luiz Antonio de Assis Brasil.



21 de junho também é o começo do inverno, uma estação que sempre achei bonita, mesmo não sendo lá a maior fã do frio; e ontem me lembrei de que hoje é ainda o dia internacional do yoga - e de que há alguns anos eu estaria num festival de yoga com minha irmã, uma amiga e dezenas de outras pessoas, todas juntas e sem medo de se aproximarem, tocarem as mãos e se abraçarem. Entre muitas ideias, cheguei a esboçar uma de um post mais utilitário, voltado para escritores iniciantes, com 5 motivos para se ter um blog literário; mas não deu. Não com 500 mil mortos no país.


Eu sinto muito, Recanto da Prosa, mas neste ano não consigo te dar uma festa. Comemoro, sim, a vida do professor Assis Brasil - pois toda vida merece ser celebrada neste terrível contexto que temos vivido - e desejo que ainda tenha muitos e muitos anos de saúde pela frente, para dividir sua amabilidade, generosidade e seus conhecimentos conosco. Celebro também os 182 anos de Machado de Assis pelo orgulho que trouxe e ainda traz à literatura brasileira. E torço. Torço muito para que no próximo ano eu possa comemorar os seis anos do blog com bolo, amigos e ares mais puros.


25 visualizações2 comentários

POSTS RECENTES

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO

Book Shelf

Deu vontade de prosear? Então deixe aqui a sua mensagem ou escreva para o nosso endereço de e-mail. Retornaremos em breve!

  • instagram
  • facebook

Obrigado pelo envio!

bottom of page