RECANTO DA PROSA

Cantinho dedicado à leitura e à troca de ideias entre os amantes da literatura. Sinta-se em casa!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

  • Aline Caixeta Rodrigues

Escrevendo Crônicas com Clarice Lispector



Projeto aprovado! No dia 01 de junho de 2020, a Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia (SMC/UDI) divulgou os resultados dos projetos aprovados no Edital 03/2020 - e o minicurso online Escrevendo Crônicas com Clarice Lispector foi contemplado!


Este é um projeto formativo de leitura e escrita de crônicas, voltado para interessados no gênero e na obra da autora, que estejam buscando referências de leitura e/ou dando seus primeiros passos na escrita literária. Para participar do curso, não é necessário possuir formação nem experiência na área.

A proposta é a de disponibilizar gratuitamente no canal do Recanto da Prosa no Youtube um total de 6 vídeos, de 15 minutos cada, a serem postados às terças e quintas-feiras do mês de julho, entre os dias 7 e 23, baseados em quatro eixos:

  1. O estudo do gênero crônica enquanto gênero híbrido em contato com a poesia, o jornalismo, o conto e outros; pautado pelo texto A vida ao rés do chão do professor Antonio Candido (teórico e crítico literário) e do escritor Rubem Braga (muito admirado por Clarice Lispector, e qualificado nas palavras da autora como o “inventor da crônica brasileira”).

  2. Leitura interpretativa de seis textos da autora, ilustrativos de algumas das diferentes possibilidades de escrita do gênero; com atenção aos recursos linguísticos e estilísticos utilizados.

  3. Propostas de exercícios de escrita a serem compartilhados em grupo aberto no Facebook, a partir da terceira aula, para intercâmbio de leituras entre os interessados. (O grupo já está aberto, caso já queriam entrar. Todas as solicitações de participação serão aprovadas).

  4. Breve apresentação do cenário da crônica atual e entrevista exclusiva com a cronista Fernanda Rodrigues, do blog Algumas Observações, vencedora do Prêmio Sesc de Crônicas Rubem Braga, em 2018.


Mais detalhes sobre a programação das aulas podem ser encontrados no vídeo explicativo do projeto, no canal do Recanto da Prosa, disponível no link: https://bit.ly/3eQH6GQ.


Durante o período em que os vídeos estiverem sendo liberados, estarei disponível para a solução de dúvidas postadas no grupo aberto do Facebook, marcados com a hashtag #duvida; bem como para realizar leituras críticas dos exercícios postados pelos participantes (com limite de 1 texto por autor, e extensão de até 1200 palavras por texto), marcados com as hashtags: #cronicalirica #cronicametalinguistica #cronicapolitica #cronicafilosofica #cronicaepistolar e #cronicamemorialistica.


Como referência principal, utilizaremos o livro Todas as crônicas, organizado por Pedro Karp Vasquez, que apresenta mais de 120 textos inéditos da autora e reúne praticamente a totalidade de suas crônicas (publicadas entre os anos de 1946 e 1977). Neste projeto, faremos um recorte, utilizando apenas alguns dos textos publicados no Jornal do Brasil – veículo no qual Clarice Lispector teve sua maior experiência como cronista, entre 1967 e 1973.


A escolha pela obra de Clarice Lispector, e mais especificamente pelo gênero crônica, se deu em primeiro lugar pela comemoração do centenário da autora e em segundo, pelo fato de que seus contos e romances são amplamente conhecidos e estudados, mas suas crônicas só recentemente começaram a receber o mesmo tratamento. Este é um gigantesco lapso no estudo da obra da autora, tanto no que diz respeito à extensão de sua produção enquanto cronista, quanto no que tange às peculiaridades do gênero, pois em suas crônicas, Clarice Lispector se permitiu uma infinidade de liberdades, e nos deu a conhecer diferentes facetas de sua vida pessoal.

Os objetivos do projeto são que o curso possa ampliar o repertório cultural dos interessados no gênero, assim como na obra de Clarice Lispector; e motivar autores iniciantes a darem seus primeiros passos na escrita, divertindo-se e criando uma rede de leitores e escritores com interesses em comum.


Inscreva-se na newsletter do blog preenchendo o formulário CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER, na página inicial, para receber lembretes quando as aulas forem postadas. Também farei posts no Instagram @nina.caixeta, se quiser acompanhar os bastidores da preparação do minicurso durante o mês de junho. :)


#projetoliterario #minicurso #cronicas #escritadecronicas #cronistas #escritacriativa #secretariadecultura #uberlandia #claricelispector #cursodeescrita #cursogratuito


Incentivo:


128 visualizações

POSTS RECENTES

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO

Book Shelf

Deu vontade de prosear? Então deixe aqui a sua mensagem ou escreva para o nosso endereço de e-mail. Retornaremos em breve!

O trabalho Recanto da Prosa de Aline Caixeta Rodrigues está licenciado com uma 

Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Isso significa que: você está autorizado a compartilhar os conteúdos deste blog, desde que atribua os devidos créditos à autora;

mas sem alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.