RECANTO DA PROSA

Cantinho dedicado à leitura e à troca de ideias entre os amantes da literatura. Sinta-se em casa!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

  • Aline Caixeta Rodrigues

Flipoços - Abertura


Foto: Galeria do site oficial da Flipoços

Depois de muita espera, a Flipoços 2019 finalmente chegou! E logo no primeiro dia de evento (27 de abril) já pudemos ver que a programação promete ser emocionante e culturalmente enriquecedora. O tema deste ano é "Literatura sem fronteiras", simbolizado pela borboleta monarca, que é uma espécie encontrada em todos os continentes. Em tempos de ruptura, nada mais justo do que promover o diálogo entre diferentes povos.


Começamos o dia com o "Encontrão dos Autores Sulfurosos", que contou com a participação de mais de 20 escritores poços-caldenses, lançamentos inéditos, mesa de autógrafos e a participação super especial da tribo Xucuru Kariri, que veio homenagear a matriarca da aldeia, dona Flora, protagonista do documentário "Café de Feijão Andu", produzido pela pesquisadora Beatriz Sales da Silva. Foi um momento de grande emoção para todos os presentes e de forte reflexão acerca do respeito que devemos, enquanto sociedade, aos povos originários do nosso país.



Após um breve lanche no parque, presenciamos o "Encontro entre Poetas", com a participação da escritora/atriz portuguesa Calí Boreaz e o autor poços-caldense Tadeu Rodrigues. Ambos falaram sobre seus processos criativos, a urgência da poesia em tempos de pressa e a potência política dos poemas para despertar a empatia dos leitores. Ao final do encontro, tivemos mais uma mesa de autógrafos e pudemos conhecer os livros dos convidados: "Outono Azul a Sul" (Calí) e "A utilidade do rascunho" (Tadeu).



Por fim, para encerrar o dia, assistimos às homenagens ao patrono do evento Jorge Schartz, aos escritores sulfurosos Ramiro Canedo e Katia Gerlach, e ao ex-ministro da cultura Sérgio Sá Leitão; além de termos presenciado o incrível espetáculo "Los Grandes Poetas del Tango", com o cantor brasileiro-argentino Lucas Cozzani e a maestrina Valderez Medina. Ao longo de diversas canções, pudemos conhecer um pouco mais sobre o tango argentino, os poetas envolvidos na composição das letras e as histórias por trás das canções.



Após o encerramento, nada melhor do que tomar um chopp com as queridas Fernanda Rodrigues, do blog Algumas Observações, e a assessora de imprensa Jéssica Balbino, que nos convidou a estar presente na feira.


O dia foi cheio, mas foi incrível! E ainda temos muito mais pela frente - o evento vai até o dia 5 de maio - então venha conhecer um pouco mais da Flipoços!


Não dá? Sério mesmo? Não se preocupe. Estaremos transmitindo tudo pelo Instagram (@nina.caixeta).


Vamos nos falando ;)


#poesia #literaturanacional #lançamento #literatura #autores #leitura #livros #cultura #flipocos #opinião

0 visualização

POSTS RECENTES

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO

Book Shelf

Deu vontade de prosear? Então deixe aqui a sua mensagem ou escreva para o nosso endereço de e-mail. Retornaremos em breve!

O trabalho Recanto da Prosa de Aline Caixeta Rodrigues está licenciado com uma 

Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Isso significa que: você está autorizado a compartilhar os conteúdos deste blog, desde que atribua os devidos créditos à autora;

mas sem alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.