RECANTO DA PROSA

Cantinho dedicado à leitura e à troca de ideias entre os amantes da literatura. Sinta-se em casa!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Flipoços - Parte 2

Entre os dias primeiro e 3 de maio, tivemos de dar uma escapada da feira para viajar de volta a São Paulo, portanto não conseguimos ver muita coisa, mas o que deu pra presenciar valeu a pena!


Na quarta-feira, em pleno feriado de primeiro de maio, começamos o dia com a mesa "As mães dos livros infantis, bem distantes da realidade", ministrada pela psicanalista Silvia Lobo (autora do livro "Mães que fazem mal"), que discorreu sobre as imagens maternas apresentadas pelas histórias para crianças. A palestrante falou sobre os estágios de desenvolvimento da infância, mostrando que nos primeiros anos as crianças precisam de certas dicotomias e simplificações para entrar no mundo com estabilidade, mas que no decorrer do tempo é preciso apresentar-lhes novas experiências de leitura, que falem de perdas, fracassos, erros... e que proporcionem um desenvolvimento psicológico e social saudável.

Segundo a palestrante, a dicotomia "mãe boa x madrasta má" está muito distante da realidade, pois enquanto as mães e crianças da realidade são múltiplas, as da ficção são padronizadas. "Todas somos mães e madrastas", disse Lobo. "E o melhor que podemos entregar para nossos filhos somos nós mesmas". Para a escritora, devemos nos questionar continuamente sobre as ideologias que defendemos e nossos padrões de maternidade e feminino. "Precisamos pensar e ensinar as crianças a pensarem também: daquilo que eu digo, o que é meu? E o que é que eu peguei emprestado sem pensar a respeito?". Clique aqui para assistir a um vídeo da autora falando sobre o livro.