RECANTO DA PROSA

Cantinho dedicado à leitura e à troca de ideias entre os amantes da literatura. Sinta-se em casa!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Prêmio Kindle: Dama de paus

Atualizado: 30 de Dez de 2019


Foto: Renato Paraschin - O Globo, 26/02/19

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Kindle 2019! E para incentivar novos autores a tirarem seus livros das gavetas, decidimos fazer uma resenha do romance vencedor do prêmio de 2018, "Dama de paus'', de Eliana Cardoso, cujo lançamento da versão impressa ocorreu na Flip deste ano.


O prêmio é voltado para romances inéditos de categorias diversas, como fantasia, ficção científica, suspense, romance histórico, dentre outras; e poderá ser submetido na plataforma KDP (Kindle Direct Publishing) entre os dias 15 de agosto e 15 de outubro. O vencedor receberá um prêmio de R$30 mil e terá a oportunidade de fechar contrato com a Editora Nova Fronteira, para publicação da versão impressa. Além disso, os 5 finalistas serão avaliados por especialistas da Amazon Prime Video, e uma das narrativas será escolhida para se tornar uma produção audiovisual, com pagamento antecipado de US$10 mil.


E agora, vamos à resenha!


"Estou cansada, quero apenas o ponto-final desta história. Espero qualquer coisa, qualquer coisa que mate minha ansiedade, minha culpa, o mal-estar que tomou conta de mim durante tantos anos. Tenho fome de conhecer quem sou, mesmo sabendo que não faço diferença no mundo, uma dama de paus que deixou para trás suas paixões. Só queria saber o que aconteceu de verdade." [p.14]


"Dama de paus" apresenta uma série de acontecimentos trágicos, ocorridos nos anos 70, na cidade fictícia de Pedra Bonita de Paracatu (MG). Quem narra a história é uma mulher chamada Damiana Oquira, de família importante, que ao retornar do velório da neta suicida, procura rememorar o passado em busca da verdade sobre tudo o que aconteceu após a noite da morte de sua primogênita, Flora - que teria sido assassinada "em legítima defesa da honra".