top of page

RECANTO DA PROSA

Cantinho dedicado à leitura e à troca de ideias entre os amantes da literatura. Sinta-se em casa!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Programação do BEDA

Atualizado: 3 de ago. de 2021



Sei que a maior parte das pessoas gosta de participar do BEDA (Blog Every Day August) de forma bem espontânea, do tipo "o que acordei com vontade de postar hoje?", mas como também sei que corro sérios riscos de desistir no meio do caminho se for trabalhar desse jeito, decidi fazer um planejamento de conteúdo, dividindo os posts em categorias, segundo o dia da semana.


É claro que planejar não é gravar na pedra, então se algum dia eu acordar com vontade de escrever algo diferente do previsto, não tem polícia do BEDA pra me impedir. Mas via de regra, o plano é o seguinte:


Às segundas-feiras, vou trazer um pouquinho dos meus projetos literários em andamento, para compartilhar experiências e dicas com vocês. Basicamente, a ideia é focar em três deles: um romance que ando planejando escrever e duas publicações que estão em processo de produção, sendo uma delas por financiamento coletivo e a outra via lei de incentivo à cultura.


Nas terças e sextas, pensei num quadro chamado Como Fazer - que, como o próprio nome diz, pretende trazer algumas respostas para perguntas que percebi serem recorrentes nas oficinas e cursos de escrita que já fiz e/ou ministrei. Não acredito em respostas definitivas, mas em respostas possíveis, então trarei algumas possibilidades, com base nos meus estudos e experiências. Ah! E se você tiver alguma dúvida de escrita que quiser que eu aborde, basta deixar aqui embaixo nos comentários, ok? Se estiver ao meu alcance, terei o maior prazer em responder.


Quarta-feira é dia de criar vergonha na cara. Ou seja: postar as resenhas que estou devendo. Sem mais.


Quinta-feira, como de costume, é dia de #TBT; mas neste caso, proponho um #TBT específico sobre os projetos literários que já concluí. Em somatória aos posts de segunda (acerca dos projetos em andamento), a ideia aqui é compartilhar perrengues e aprendizados, para auxiliar quem quer que esteja com um projeto literário em gestão ou em andamento por aí.


Para os sábados, me propus um desafio de escrita, que chamei de Cena Surpresa. Há alguns anos, a @dessacaixeta (minha irmã) me deu uma caixinha com 365 rolinhos de papel (que ela imprimiu e enrolou um por um!) com ideias disparadoras para escrever. Daí que a brincadeira é a seguinte: a cada sábado, no Instagram (@nina.caixeta), vou postar um vídeo sorteando um rolinho com uma frase; e a partir dela, escrever uma cena que caiba na legenda do feed (2.200 caracteres) para ser postada no próximo sábado (quando haverá um novo sorteio). O desafio, pra mim, está na concisão, já que tenho uma tendência a escrever textos longos e ser um pouco prolixa. Agora vamos à parte divertida: se você quiser participar dessa brincadeira comigo, basta postar seu texto com uma imagem relacionada ao tema do rolinho, me marcar e colocar a tag #desafiorecantodaprosa, que terei o maior prazer em ler, comentar, curtir e compartilhar seu texto. As regras são só duas: postar o texto dentro do prazo (até o meio-dia de sábado da mesma semana) e não extrapolar o limite da legenda do Instagram (não vale "continua nos comentários")!


Por fim, aos domingos, a ideia é fazer uma retrospectiva da semana, contando a vocês como está sendo essa experiência de fazer um BEDA pela primeira vez. (Cruzando os dedos pra dar certo).


Agora dois recadinhos pra fechar o post de hoje. O primeiro é que nos dias 24 e 26 de agosto, em homenagem aos aniversários de Borges e Cortázar, irei substituir os posts desses dois dias por duas lives no canal do Recanto da Prosa, no Youtube, para conversar um pouquinho sobre teoria do conto com vocês, então já deixem anotado aí!


E o último é que já temos o tema do primeira desafio Cena Surpresa (o vídeo está no IGTV e no canal do Youtube), então se alguém quiser escrever comigo, aí vai a proposta:


"A hair stylist overhears something she souldn't while cutting hair" [Uma cabelereira escuta algo que não deveria enquanto corta cabelo].


Lembrando que o texto deve ter até 2.200 caracteres e ser postado até o meio-dia do próximo sábado (07/08), com a tag #desafiorecantodaprosa (e que se você quiser a minha leitura crítica, basta me marcar). Valendo!

46 visualizações2 comentários

POSTS RECENTES

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO

Book Shelf

Deu vontade de prosear? Então deixe aqui a sua mensagem ou escreva para o nosso endereço de e-mail. Retornaremos em breve!

  • instagram
  • facebook

Obrigado pelo envio!

bottom of page