RECANTO DA PROSA

Cantinho dedicado à leitura e à troca de ideias entre os amantes da literatura. Sinta-se em casa!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

  • Aline Caixeta Rodrigues

Que comecem os planos!



Já faz algum tempo que venho falando sobre organização, planejamento - e sobre a minha dificuldade para fazer isso no contexto de incertezas que temos vivido. Mas nas últimas duas semanas decidi que já era hora de me movimentar pra entrar no eixo e fazer alguma coisa.


Pode ser que os planos para 2021 deem em nada? Sim. Pode ser que acabem sendo inteiramente alterados como em 2020? Grandes chances. Mas ficar parada sem rumo não estava ajudando, então decidi me virar com o que temos pra hoje, calculando uma considerável margem de erro e considerando outro ano de quarentena e desgoverno. Só que dessa vez com planos mais flexíveis, a curto prazo.


Em outubro do ano passado, ao me programar para um mês dedicado aos contos de fadas, percebi que o simples fato de ter postado meus planos por aqui já me deu um empurrãozinho para segui-los. Daí que cá estou, planejando meu janeiro e tornando os planos públicos. E, é claro, compartilhando dicas de leitura, escrita, cursos e publicações. (Se não fosse pro post ser útil, não faria sentido ficar te falando do que vou fazer. Não sou tão egocêntrica).



Leituras do mês


- Quincas Borba, Machado de Assis;

- Campo geral, Guimarães Rosa;

- Poemas escolhidos, Gregório de Matos;

- Alguma poesia, Drummond;


Por que dos títulos? Uma palavra (e um número): FUVEST 2022. Não, não pretendo voltar para a universidade, pelo menos não pra fazer outra graduação (uma só já foi demais!). A ideia é mergulhar em um livro por semana, intercalando prosa e poesia, para preparar algumas aulas. No ano passado, após a realização do minicurso "Escrevendo Crônicas com Clarice Lispector" (disponível gratuitamente aqui no canal do Recanto da Prosa), fui convidada por uma empresa da minha cidade para ministrar cursos na área de literatura, então escolhi falar da FUVEST devido ao potencial de alcance de público.


Não prometo resenhas de todos eles, mas garanto pelo menos uma! E para isso, vou fazer uma enquete ao longo da semana para checar qual é o título que mais interessa. Você pode votar aqui nos comentários, ou pelos stories do Instagram, no perfil @nina.caixeta.


Em breve trago mais novidades. Por hora, se você conhece algum(a) estudante interessado/a, agradeço caso já possa deixá-lo/a avisado/a.



Revisões


Para janeiro, tenho mais dois títulos da editora Penalux, que irão integrar o catálogo de poesia do selo Auroras - aberto à publicação de livros escritos por mulheres. Interessadas podem procurar a editora pelo Instagram, no @seloauroras.


Além disso, a editora Incompleta também tem coisa bonita em andamento, e alguns dos projetos devem chegar pra mim no fim do mês. Não quero dar spoilers e divulgar os títulos antes da hora, mas sigam o perfil @editoraincompleta e deem uma olhada no catálogo. (Ah! E um adendo: eu não poderia falar da Incompleta sem destacar a revista Puñado. Para quem se interessa por literatura latinoamericana escrita por mulheres, não conheço nada parecido no mercado editorial).



Cursos


Sabe a empresa de cursos sobre a qual falei ali em cima? Pois é. Além do material da FUVEST, estou preparando um curso voltado para romancistas, chamado "Como criar personagens de impacto?" - um dos meus temas favoritos em escrita criativa. Mal posso esperar para começar a divulgar esse!



Concursos


Atenção, escritores! Temos muitos concursos abertos para o mês de janeiro! E estou com um romance na gaveta que pretendo inscrever em alguns deles. Compartilho com vocês os links e prazos aqui embaixo (todos são abertos a residentes de qualquer estado do país).


- Prêmio CEPE (15/01)

- Barco a vapor (infantojuvenil) (31/01)

- Prêmio cidade de Belo Horizonte (31/01)

- Prêmio UCCLA (internacional) (31/01)


Leiam os regulamentos com atenção e boa sorte :)



PMIC


Além do romance, tenho engavetada uma coletânea de contos juvenis que pretendo publicar assim que possível. E uma das possibilidades que encontrei foi a de escrever um projeto para o Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia - por onde publiquei As aventuras de Simon em 2017 (disponível aqui na Loja). Os editais culturais (municipais, estaduais e nacionais) dão um pouquinho de trabalho, mas se você é um autor iniciante, vale a pena ficar de olho neles.


O resultado do PMIC está previsto para sair no dia 20/01, se não houver atrasos, e estou cruzando os dedos! Torce por mim, vai?



Às vezes, na noite escura


Ao longo do mês, a @dessacaixeta e eu também iremos trazer atualizações sobre o nosso projeto de financiamento coletivo, voltado para a publicação do livro ilustrado Às vezes, na noite escura. Nossa campanha pelo catarse já está encerrada, mas interessados ainda podem entrar nessa com a gente e apoiar o projeto por aqui!


Por hora, já adianto que o repasse dos recursos arrecadados pelo catarse será realizado no dia 08/01 e que enviaremos um questionário para os apoiadores no dia 11/01 para confirmar os endereços de entrega.



Ufa! Muita coisa, não? Também acho. Aliás, bateu um leve desespero ao elencar tudo aqui de uma vez. Mas vamos lá. Vai dar certo. ;)


E você? Quais são seus planos para esse começo de ano?

POSTS RECENTES

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO

Book Shelf

Deu vontade de prosear? Então deixe aqui a sua mensagem ou escreva para o nosso endereço de e-mail. Retornaremos em breve!

O trabalho Recanto da Prosa de Aline Caixeta Rodrigues está licenciado com uma 

Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Isso significa que: você está autorizado a compartilhar os conteúdos deste blog, desde que atribua os devidos créditos à autora;

mas sem alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.