RECANTO DA PROSA

Cantinho dedicado à leitura e à troca de ideias entre os amantes da literatura. Sinta-se em casa!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

#TBT de projetos - Escrevendo Crônicas com Clarice Lispector



Dando continuidade à abertura de quadros para o BEDA, trago hoje o primeiro TBT de projetos literários. Assim como nas segundas-feiras (dia em que me propus a falar de projetos em andamento), a ideia aqui é compartilhar dicas e experiências para ajudar quem porventura esteja gestando ou conduzindo algum projeto por aí, com a diferença de que no caso das quintas-feiras, minha ideia é falar dos que já foram concluídos.


O projeto que venho recordar hoje foi um dos mais interessantes e desafiadores que já fiz, pois foi o primeiro em que ministrei um curso online em formato gravado. Os resultados foram infinitamente superiores ao que eu esperava e me abriram portas para novas oportunidades, tais como outros minicursos gravados, novas parcerias e comprovação de atuação cultural para novos projetos.


Mas estou me adiantando e só agora percebi que ainda não falei sobre o projeto em si. Em julho do ano passado, em homenagem ao centenário de Clarice Lispector, me inscrevi em um edital cultural da minha cidade e propus um projeto de um minicurso de escrita de crônicas, com seis aulas de 15 minutos, voltado para escritores iniciantes que quisessem conhecer um pouco mais do gênero e/ou da autora - tão conhecida por seus romances e contos, mas tão menos conhecida por seu lado cronista - e que quisessem compartilhar seus textos comigo e com os colegas.


Daí que hoje, trago este post em especial para educadores, produtores de conteúdo ou pessoas que estejam pensando em escrever um projeto cultural. E para tanto, decidi elencar três tópicos a partir de questões que foram relevantes para a realização do Escrevendo Crônicas com Clarice Lispector (que, aliás, continua disponível no canal do Recanto da Prosa no Youtube). Vamos lá?