SEXTA LITERÁRIA

08 de Julho de 2019

Na última sexta-feira, dia 5 de julho, tivemos a honra de mediar uma Sexta Literária na Casa Elefante. A mesa contou com a presença das poetas Anna Clara de Vitto, Fernanda Rodrigues, Tatiana Eskenazi e Viviane Nogueira.

Ao longo de quase duas horas, falamos sobre os mais variados temas, tais como: o conceito da poesia, o papel do estudo institucional na vida do escritor, os temas fundamentais na obra de cada autora, representatividade negra e feminina, processos editoriais, caminhos de publicação e a famosa inspiração poética.


Ao final, as autoras declamaram alguns poemas e abriram a mesa de autógrafos, enquanto os visitantes exploravam o acervo do espaço e conversavam no bar da casa. Foi uma noite maravilhosa e esperamos mais sextas literárias pela frente!


Sobre as poetas

Anna Clara de Vitto

Poeta santista radicada em São Paulo. Autora de "Água indócil", publicado pela Editora Urutau em 2019. Desde 2017, integra a coordenação do Clube da Escrita para Mulheres, fundado em 2015 pela escritora e poeta Jarid Arraes. Possui poemas publicados nas revistas "Algo deu Errado", "Literatura e Fechadura" e "Revista FNX". Além das publicações esparsas, participa de saraus e leituras.


Fernanda Rodrigues

Fernanda Rodrigues é uma paulistana que ama gatos e café. Formada em Letras e pós-graduada no curso Formação de Escritores e Especialistas em Produção de Textos Literários, publica no blog Algumas Observações desde 2006. Terceiro lugar no Prêmio SESC Crônicas Rubem Braga (2017). É moderadora do Projeto Escrita Criativa e autora do "A Intermitência das Coisas: sobre o que há entre o vazio e o caos" (Editora Penalux, 2019).


Tatiana Eskenazi

Tatiana Eskenazi nasceu em São Paulo, em 1979. É formada em administração de empresas pela Faap e em fotografia pela Escola Panamericana de Artes. Nos últimos anos tem se dedicado especialmente à escrita poética e concluiu a pós-graduação em Formação de Escritores do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. "Seu retrato sem você" é o seu primeiro livro. 


Viviane Nogueira

Viviane Nogueira tem 23 anos, paulistana crescida no interior. É poeta e graduanda em Psicologia no Instituto de Psicologia da USP. É mediadora do clube de leitura Leia Mulheres Osasco. Em 2018, participou do Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE), na Casa das Rosas. É autora da plaquete “Onde estão os holofotes da tragédia” (2018, ilustrações de Steffano Lucchini) e do livro “Uma casa se amarra pelo teto” (Edições Macondo, 2019 - no prelo).

Sobre os livros


Água Indócil (Editora Urutau, 2019)

"Água Indócil" é subdividido em três partes, intimamente ligadas a temas e memórias próprios da cidade de Santos, no litoral do estado de São Paulo, onde a autora nasceu e cresceu. Na primeira parte, “Águas abrigadas”, a temática é a da nostalgia, da saudade, dos inícios, do deslumbramento. A segunda parte, “Ressaca”, trata da perda das ilusões. Por fim, a terceira parte, “Vento noroeste”, aborda a luta, a revolta, a raiva que, se posta em movimento, cura e liberta.

Clique aqui para saber mais.


A Intermitência das Coisas (Editora Penalux, 2019)

"A Intermitência das Coisas" é um livro que reúne cerca de 45 poemas. Seus versos retratam a movimentação da poeta no espaço contemporâneo, suas mudanças e aprendizados e, principalmente, os ciclos que se iniciam e se findam preenchendo o vácuo que habita entre o vazio e o caos.

Clique aqui para saber mais.


Seu retrato sem você (Editora Quelônio, 2018)

"Seu retrato sem você" é um livro de poemas feitos a partir de um trabalho fotográfico autoral. A autora reúne composições sobre os temas dos afetos, do amor perdido, da memória familiar, da ausência e do luto. A edição da Quelônio combina técnicas de impressão contemporâneas e tradicionais.

Clique aqui para saber mais.


Onde estão os holofotes da tragédia (publicação independente, 2018)

Composta a partir de uma coleção de fragmentos, texto e ilustração, "Onde estão os holofotes da tragédia" é um quase diálogo, uma procura pelos vestígios do acontecimento.


Sobre a Casa Elefante

A Casa Elefante é um espaço de convivência artística e social, café/bar e também loja de discos de vinil, livros e brechó. Pocket shows, saraus, lançamento de livros, exposições, festas e workshops acontecem em nosso espaço, entre outras iniciativas propostas pelos frequentadores e amigos da casa.  


Endereço: Rua Cesário Mota Junior, 277 Sobreloja (São Paulo/SP)

Telefone: (11) 2366-2970

 

O trabalho Recanto da Prosa de Aline Caixeta Rodrigues está licenciado com uma 

Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Isso significa que: você está autorizado a compartilhar os conteúdos deste blog, desde que atribua os devidos créditos à autora;

mas sem alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.