Direitos autorais

O trabalho Recanto da Prosa de Aline Caixeta Rodrigues está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Isso significa que: você está autorizado a compartilhar os conteúdos deste blog, desde que atribua os devidos créditos à autora; mas sem alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

15 grandes livros para pequenos leitores

O DIA DAS CRIANÇAS está chegando e nós, do Recanto da Prosa, achamos que não há presente melhor do que um bom livro. Por isso, elaboramos uma lista de sugestões para quem deseja presentear pequenos leitores, com algumas das melhores obras de literatura infantil, escritas em língua portuguesa.

 

Confira nossas indicações abaixo. *

 

 

 

1. Abrindo Caminho - Ana Maria Machado

 

Em Abrindo caminho, Ana Maria Machado combina épocas, estilos, obras e aventuras, em uma homenagem a grandes desbravadores que, com feitos ou idéias, revolucionaram seu tempo, tais como Tom Jobim, Santos Dumont, Dante, Marco Polo e Colombo. O livro se inspira na ousadia desses heróis, poetas e inventores, que se dedicaram aos seus ideais, verdades e sonhos.

 

 

 

2. Armazém do Folclore - Ricardo Azevedo

 

"Riquíssimo depósito de conhecimento humano a respeito da vida e do mundo..." assim Ricardo Azevedo resume o universo dos contos, ditados, quadras, brincadeiras, advinhas e demais manifestações da cultura brasileira, inseridos no Armazém do Folclore.

 

 

 

 

3. Flicts - Ziraldo

 

Editado pela primeira vez em 1969 e traduzido para diversos idiomas, Flicts conta a história de uma cor em busca de seu lugar no mundo. Com ilustrações sugestivas e palavras simples, a narrativa levanta discussões acerca do preconceito, da solidão e da discriminação.

 
 
 

 

4. Almanaque Ruth Rocha - Ruth Rocha

 

Um "livrão grande e colorido", para crianças (e adultos) de todas as idades, com "histórias, brincadeiras, piadas e adivinhações, muitas poesias, brinquedos que a gente mesmo pode fazer e mais muitas surpresas". O Almanaque Ruth Rocha oferece as possibilidades de se divertir, ampliar repertórios e estimular atividades em grupo.

 

 

 

 

5. Antologia ilustrada da poesia brasileira: para crianças de qualquer idade - Adriana Calcanhoto (organização e ilustrações)

 

A obra reúne poetas dos séculos XIX ao XXI, canônicos e nem tão conhecidos. De Gonçalves Dias a Gregório Duvivier, passando por Drummond, Bandeira, Vinicius de Moraes, Adélia Prado e Leminski. Todos reunidos, em uma sucessão de ecos e influências dessa poesia "tão nossa".

 

 

 

 

6. Onde tem Bruxa, tem Fada - Bartolomeu Campos Queirós

 

Nesta história, o leitor irá se deparar com a decepção de Maria do Céu, uma fada que vem à Terra e descobre que o consumismo tomou conta de todos, sem deixar lugar para o sonho e a fantasia. Uma fábula cheia de fascínio, que leva a pensar nas convenções desumanas impostas pelo progresso.

 
 
 
 
7. Ou Isto ou Aquilo - Cecília Meireles
 

Publicado pela primeira vez em 1964, Ou isto ou aquilo é um livro que imprimiu sua marca na memória afetiva de gerações de leitores e ocupa posto de destaque na literatura infantil brasileira. Usando cantigas de ninar, cantigas de roda e trava línguas, a autora joga com as palavras, criando um universo encantador.

 

 

 
 
8. Exercícios de Ser Criança - Manoel de Barros

 

Por meio de duas histórias escritas em prosa poética, Manoel de Barros revela toda a poesia e o lirismo que estão por trás daquilo que os adultos costumam chamar de ingenuidade. O resultado é uma obra que fala diretamente ao coração das crianças, e também à criança que vive em cada um de nós.

 
 
 
 
9. A Maior Flor do Mundo - José Saramago
 

A maior flor do mundo é uma magnífica história para crianças, mas, antes de tudo, é um legítimo Saramago. Em perfeita sintonia com a sensibilidade dos pequenos leitores, o autor transfere para a obra a mesma sabedoria humanista e a mesma inventividade poético-narrativa que o consagraram como um dos grandes mestres da literatura mundial.

 

 
 
 
10. O Mistério do Coelho Pensante: e Outros Contos - Clarice Lispector

 

O livro reúne quatro histórias de extrema sensibilidade e perspicácia, intituladas A mulher que matou os peixes, A vida íntima de Laura, O mistério do coelho pensante e Quase de verdade. Num tom coloquial e muito próximo do cotidiano infantil, Clarice Lispector conversa com os pequenos leitores, tratando os sentimentos com delicadeza. 

 

 
 
 
11. Fita Verde no Cabelo: Nova Velha Estória - Guimarães Rosa

 

Fita verde no cabelo apresenta uma nova leitura de Chapeuzinho Vermelho, história em que a personagem experimenta sentimentos como a alegria, o desejo, o medo e a solidão. Escrito com ritmo e forma muito próximos da poesia,  este texto irá encantar leitores de qualquer idade.

 

 
 
 
12. O Gato e o Escuro - Mia Couto

 

Pintalgato vive sendo alertado pela mãe para que não ultrapasse a fronteira do dia. Mas, louco para descobrir o que se esconde sob a sombra da noite, ele decide se aventurar e acaba tendo um encontro inusitado com o escuro. Com uma prosa envolvente e cheia de pequenas surpresas poéticas, Mia Couto elabora uma bela fábula sobre as aflições e o encantamento com o desconhecido.

 

 

 

 

13. Bárbaro - Renato Moriconi

 

Era uma vez um bravo guerreiro que montou em seu lindo cavalo e saiu em uma perigosíssima expedição. Ele lutou contra serpentes e gigantes de um olho só, sobreviveu a flechadas, enfrentou leões monstruosos e plantas carnívoras, até que... de repente parou no meio do caminho e começou a chorar! Por que será? Para saber, só chegando ao final do livro.

 

 

 

 

14. Mania de explicação - Adriana Falcão 

 

"Existem vários jeitos de entender o mundo. Ela tentava explicar de um jeito que ele ficasse mais bonito". Mania de Explicação é uma espécie de "dicionário poético das coisas" explicadas por uma menina, com quem as crianças irão se identificar de imediato.

 

 

 

 

15. Obax - André Neves

 

"Quando o sol acorda no céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira. O dia aquece, e é hora de descobrir muitas aventuras". Ambientada em uma pequena aldeia do oeste africano, esta narrativa traz a história de Obax: uma menina cheia de imaginação, que junto de seu amigo - o elefante Nafisa - está obstinada a encontrar uma "chuva de flores".

 

 

 

 

 

* Critérios utilizados: (1) opinião da crítica especializada; (2) potencial das obras para o acesso às emoções; (3) possibilidade de se levantar debates e discussões a partir das leituras; (4) preocupação no uso da linguagem; (5) preferência por obras originalmente escritas em língua portuguesa; e, é claro (6) a aprovação das crianças.

Observação 1: a presente lista não pretende esgotar o assunto. Sugestões serão muito bem vindas nos comentários abaixo.

Observação 2: este post foi originalmente publicado no blog Tecnologia Escutatória com o título: 15 grandes livros para encantar pequenos leitores. Aqui, alguns livros foram substituídos.

Please reload

Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • wattpad_icon_orange
Inscreva-se para receber atualizações do blog
Inscreva-se para receber atualizações do blog
Destaques

Tapetes trocados

02.11.2019

1/7
Please reload

O Que Estou Lendo
Tags
Arquivo
Please reload

Procurar no blog