Direitos autorais

O trabalho Recanto da Prosa de Aline Caixeta Rodrigues está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Isso significa que: você está autorizado a compartilhar os conteúdos deste blog, desde que atribua os devidos créditos à autora; mas sem alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

7 livros para crianças corajosas

O dia das crianças está chegando outra vez e, neste ano, nossa lista de sugestões para presentear os pequenos leitores foi pensada com base em duas diretrizes: a preferência por autores nacionais (afinal o dia 12 de outubro também é o dia nacional da leitura); e a busca por histórias de personagens ousados e inspiradores. Vamos lá?

 

 

 

1. Era uma vez um tirano

Ana Maria Machado

 

Era uma vez um país muito divertido que, por descuido e um pouco de preguiça, deixou-se dominar pelo Tirano. E tristemente assistiu e em silêncio obedeceu, enquanto ele desandava a dar ordens e a proibir tudo que não fosse obrigação e trabalho. Só porque ele era o mais forte. E era uma vez três crianças que só queriam rir, brincar e se divertir - tudo o que havia sido proibido em seu país. 

 

 

2. A bolsa amarela

Lygia Bojunga

 

A bolsa amarela conta a história de Raquel, uma menina sensível e muito imaginativa, que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde dentro da bolsa): a vontade de ser grande, a de ter nascido menino e a de se tornar escritora. Num misto de episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa e Raquel segue rumo à sua afirmação como pessoa.

 

 

3. Os saltimbancos

Chico Buarque

 

Inspirada em Os músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm, a obra do músico e escritor Chico Buarque, ilustrada por Ziraldo e composta em parceria com Sergio Bardotti e Luis E. Bacalov, valoriza o respeito e a solidariedade. Sentindo-se ameaçados e explorados por seus donos, quatro animais resolvem fugir para a cidade em busca do sonho de formar um conjunto musical. 

 

 

4. Malala: a menina que queria ir para a escola

Adriana Carranca

 

Quando tinha dez anos, Malala Yousafzai viu sua cidade ser controlada por um grupo extremista chamado Talibã. Armados, eles impuseram muitas regras: proibiram a música e a dança, baniram as mulheres das ruas e determinaram que somente os meninos poderiam estudar. Mas Malala foi ensinada desde pequena a defender aquilo em que acreditava e lutou pelo direito de continuar estudando. Ela fez das palavras sua arma.

 

 

5. Uma ideia toda azul

Marina Colasanti

 

Marina Colasanti escreve contos sobre fadas, reis e unicórnios, criando um diálogo sensível entre sua imaginação, os medos e as fantasias da realidade interior de todos nós, seres humanos de qualquer idade.

 

 

6. Margarida

André Neves

 

Conhecer o mundo era tudo o que a vaca Margarida queria, mas as opiniões acerca de seu sonho eram as mais diversas e desanimadoras. Até que, seguindo os conselhos de um sábio jabuti chamado Aurélio, ela foi ao encontro de seu destino. Escrito com apurada linguagem poética, Margarida é um conto sobre os sonhos e as escolhas de cada um, assim como os caminhos percorridos para torná-los viáveis.

 

 

7. A menina que parou o trânsito

Fabrício Valério

 

Carros e ônibus num vaivém furioso, motos em zigue-zague, gente andando feito barata tonta. A vida roda acelerada nas calçadas, ruas e avenidas. Mas uma menina e sua bicicleta vão propor uma pausa no ritmo frenético da cidade grande.

 

 

 

 

Observação 1: a presente lista não pretende esgotar o assunto. Sugestões serão muito bem vindas nos comentários abaixo.

Observação 2: Para mais sugestões, veja o post 15 grandes livros para pequenos leitores, publicado em outubro de 2016.

Observação 3: Recomendo fortemente que você também dê uma olhada no post 8 livros para celebrar o dia das crianças, escrito pela Fernanda Rodrigues, do blog Algumas Observações. Está incrível!

 

Please reload

Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • wattpad_icon_orange
Inscreva-se para receber atualizações do blog
Inscreva-se para receber atualizações do blog
Destaques

Tapetes trocados

02.11.2019

1/7
Please reload

O Que Estou Lendo
Tags
Arquivo
Please reload

Procurar no blog