Direitos autorais

O trabalho Recanto da Prosa de Aline Caixeta Rodrigues está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Isso significa que: você está autorizado a compartilhar os conteúdos deste blog, desde que atribua os devidos créditos à autora; mas sem alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

Como escrever uma boa narrativa?

 

No último sábado, dia 10 de novembro, tivemos o prazer de ministrar uma oficina de criação literária no Espaço Criar, em Uberlândia - um lugar onde cultura e bem-estar se encontram por meio de aulas de desenho e idiomas, oficinas de bordado, clubes de leitura e atendimentos terapêuticos. Quem primeiro fez a nossa ponte com o espaço foi o querido Alexandre Carvalho, que nos presentou com um exemplar da segunda edição da revista de quadrinhos Basídio (que aliás está incrível!).

 

Nossa anfitriã, a psicóloga Maria Augusta, foi de uma amabilidade e eficiência incríveis (ela até encontrou um tempinho em sua agenda super apertada para participar da oficina com a gente); e já estamos combinando um possível retorno ao espaço para, quem sabe, um segundo round da oficina.

 

Agora, o que dizer dos participantes? Tinha gente de todas as idades e formações possíveis! Tinha gente das exatas, das biológicas, das humanas, todos apaixonados pela literatura e unidos pela vontade de escrever. A oficina foi longa e densa, mas essa turma participou de todas as atividades propostas, perguntou, interagiu, deu risada e mostrou talento.

 

Discutimos os conceitos de narrativa, falamos sobre os diferenciais da linguagem literária, exercitamos um olhar criativo sobre o mundo que nos cerca, (fizemos um lanche delicioso), investigamos os temas que nos despertam o desejo de escrever, lemos trechos de obras referenciais e realizamos uma série de exercícios sobre personagens, configuração espaço-temporal, foco narrativo e enredo. Algumas atividades tiveram de ser levadas para casa, pois nos empolgamos tanto com as discussões que o tempo acabou sendo curto para tanto assunto.

 

Ao final, saímos todos com a cabeça cheia de ideias e muito trabalho pela frente. Alguns participantes já começaram a se organizar para criar um grupo de escrita (!!!) e três deles foram sorteados para receber uma leitura crítica das primeiras páginas de suas narrativas. Estamos aguardando ansiosos para ver os textos da Pietra, da Anaíra e do Moacir.

 

Confira abaixo algumas das fotos e depoimentos dos participantes:

 

 

 

"Fui muito bem recebida, o espaço é bastante confortável. Gostaria de participar de mais oficinas de escrita. Espero que a Aline volte mais vezes. Foi tudo excelente."

Anaíra

 

"Adorei o evento, pretendo participar de outros sempre que possível."

Érica

 

"Fiquei profundamente encantada com o espaço e com toda a organização do evento. Achei dinâmico e muito enriquecedor."

Joyce

 

"Gostei muito, aprendi muito. Gostei da leitura de trechos de livros para exemplificação. Os exercícios e atividades foram de grande aprendizagem."

Roberta

 

"Excelente organização, espaço aconchegante, conteúdo claro e objetivo."

Débora

 

"Gostei muito do curso de narrativa. Aline explicou com muita clareza e propriedade. Sobre o Espaço Criar, muito organizado, limpo e aconchegante."

Mariana

 

 

Gostou do nosso trabalho? Quer levar uma oficina de criação literária para o seu espaço? Entre em contato conosco pela página SERVIÇOS ou envie um e-mail para contato@recantodaprosa.com

 

Precisa de uma fotógrafa maravilhosa para o seu evento? Então entre em contato com a andressa.arq.art no Instagram.


Gosta de HQ's e está em busca de sua próxima leitura? Procure pelo alx_carvalho no Instagram.

 

Ficou interessado/a no Espaço Criar? Clique aqui para conhecer a página oficial deles no Facebook.

 

 

Please reload

Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • wattpad_icon_orange
Inscreva-se para receber atualizações do blog
Inscreva-se para receber atualizações do blog
Destaques

Tapetes trocados

02.11.2019

1/7
Please reload

O Que Estou Lendo
Tags
Arquivo
Please reload

Procurar no blog