Direitos autorais

O trabalho Recanto da Prosa de Aline Caixeta Rodrigues está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Isso significa que: você está autorizado a compartilhar os conteúdos deste blog, desde que atribua os devidos créditos à autora; mas sem alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

Retrospectiva 2018: eventos e oficinas

 

E chegamos ao último post da sequência Retrospectiva 2018! Hoje quero te contar sobre alguns dos eventos nos quais tive o prazer de estar presente, além de te dar algumas dicas que podem ser úteis também para este ano. Tem sugestão de leitura, tem evento que vai se repetir, tem clube de escrita e muito mais.

 

Tentei organizar tudo numa sequência cronológica, mas não estava fazendo nenhum sentido, então vamos por categorias. E a primeira delas é um combo de lançamentos incríveis, de pessoas muito queridas que arrasaram em 2018. A maior parte das obras foi publicada por escritores/editoras independentes, e como acredito na importância de divulgar tais iniciativas, aí vão alguns títulos (agora sim, em ordem de lançamento) e um breve comentário acerca de cada um. Vai por mim, só tem gente talentosa nessa lista. (Para saber mais, clique nos títulos)

 

Lançamentos | Dicas de leitura

 

Céu sem estrelas | Íris Figueiredo

Depois de conhecer pessoalmente a autora na Flipop (já falo dessa feira logo, logo) fica difícil não querer conhecer também o "Céu sem estrelas". Destaque na literatura YA (young adult), Íris Figueiredo consegue tratar de temas densos com muita propriedade, numa linguagem acessível e fluida. Resenha completa do livro aqui.

 

Um buraco com meu nome | Jarid Arraes

Em seu livro de estreia na poesia, a cordelista Jarid Arraes não nos decepciona. Seus poemas são dolorosos e profundos, mas muito impactantes e carregados de grande beleza. Particularmente, esse foi um dos meus lançamentos preferidos, até porque o evento marcou a primeira aparição pública do Clube da Escrita para Mulheres (que também já vou apresentar neste post).

 

O pedaço da coxa de um anjo | Pedro Tavares

Sou suspeita para falar de qualquer publicação da editora Incompleta, mas esse livro é sensacional. Além disso, é sempre uma felicidade muito grande ver um colega de pós vendendo dúzias de livros num lançamento lotado, como foi o caso do Pedro, neste evento promovido pela maravilhosa Cervebaria.

 

Todo poeta é um bar | Fabrício Corsaletti

Já falei do Fabrício em posts anteriores, pois fiz duas disciplinas ministradas por ele e sou fã de carteirinha de suas crônicas, mas ainda não conhecia seu trabalho enquanto poeta. Em uma edição artesanal produzida pela editora Quelônio, "Todo poeta é um bar" foi um dos meus livros de poesia favoritos de 2018. Indico tanto a obra, quanto a editora.

 

Seu retrato sem você | Tatiana Eskenazi

Mais uma colega de turma, mais uma publicação da editora Quelônio, mais um livro de poesia maravilhoso. A publicação de uma obra que a gente viu ser construída é uma coisa mágica, especialmente quando a autora é uma pessoa tão querida quanto a Tati. Valeu a correria de chegar ao lançamento atrasada, direto do aeroporto, de mala na mão.

 

Publicações da editora Incompleta

E é óbvio que eu não podia deixar de falar dos textos que me foram encaminhados pela minha editora favorita, Laura Del Rey, com balõezinhos de comentários cheios de: "rsrsrsrs", "maravilhoso, né?" e "<3 <3 <3". Teve revista de literatura latino-americana escrita por mulheres (Puñados 3, 4 e 5), teve HQ (Liget 2) e teve também a experiência inédita de revisar um fotolivro daqueles (Conhecidos de Vista). Trabalhar em cada uma dessas obras foi um presente muito especial.

 

Continuando, vamos falar agora dos grandes eventos que frequentei em São Paulo e, conforme anunciado, do Clube da Escrita para Mulheres. Podemos?

 

Eventos literários sazonais

 

Festival de literatura pop (Flipop)

Criada pela editora Seguinte em 2017, a Flipop 2018 contou com 38 convidados, entre escritores, editores, tradutores e profissionais da área; e uma programação com 28 atividades, além de lançamentos, sorteio de brindes e venda de livros. Para quem se interessa por literatura YA, autopublicação em plataformas digitais e/ou por conhecer os novos nomes da literatura pop contemporânea, a Flipop é um ótimo evento.

 

Fê e eu entrando na Flipop

 

25ª Bienal do livro de São Paulo

Infelizmente não teremos bienal em 2019, mas não posso deixar de comentar o quanto eu amo esse evento. Os estandes são lindos, há sempre uma promoção que vale a pena em algum lugar, dá pra conhecer uma porção de editoras e assistir palestras muito interessantes. Esperando 2020 pela próxima.

 

Fê e eu no estande da Intrínseca

 

Festa do livro da USP - 20 anos

Embora eu seja muito fã da bienal, o melhor lugar para comprar livros é sem dúvida a festa do livro da USP. Os descontos são muito bons! Desde 2017, tenho o hábito de fazer uma lista ao longo do ano com títulos que me interessam, mas que não tenho urgência para comprar, e deixo tudo pra feira da USP. Minha dica de leitora compulsiva é: leve uma mala de rodinhas. Livros são pesados.

 

Comic Con Experience (CCXP)

Tudo bem, a CCXP não é exatamente uma feira literária. Mas se você considerar a quantidade de escritores presentes no Artist's Alley e a qualidade das narrativas produzidas pelos quadrinistas, podemos considerar justo mencioná-la, não? Para saber mais, clique aqui e veja o post sobre o evento.

 

Dessa e eu prestigiando o querido Alexandre Carvalho

 

Clube da Escrita para Mulheres

 

Uma das melhores decisões que tomei em 2018 foi pegar um ônibus numa quarta-feira, logo no começo do ano, e ir até a Biblioteca Mário de Andrade, sem nenhum planejamento, só porque vi um post falando sobre um tal Clube da Escrita para Mulheres. Logo no primeiro encontro, já me senti muito acolhida e muito pertencente àquele círculo de autoras talentosas e apaixonadas pela literatura. Fundado pela Jarid Arraes (lembra que falei do lançamento dela ali em cima?), o clube se reúne quinzenalmente para que possamos trocar ideias, dicas de leitura, compartilhar nossas produções e, é claro, escrever. Indico para todas as amigas que conheço, independentemente do grau de experiência com a escrita. Aí vai o calendário de encontros desse ano. É só chegar e puxar uma cadeira.

 

 

Por fim, mas não menos importante, gostaria de mencionar as oficinas que ministrei em Uberlândia, sobre as quais você pode conhecer mais detalhes, na página OFICINAS do blog. Aí vai um resuminho do que aconteceu em cada uma delas.

 

Oficinas

 

Como escrever um conto infantil?

Realizada no Apiá (Coletivo de Acompanhantes Terapêuticos), em Uberlândia, essa oficina veio com a proposta de auxiliar escritores adultos a (re)descobrirem suas vozes infantis e a entrar no universo das crianças, estabelecendo uma comunicação efetiva com elas, por meio da literatura.

 

As Aventuras de Simon

Oficina realizada para aproximadamente 100 crianças na E. M. Freitas Azevedo, a convite da professora Débora Polycarpo. Poucas vezes me senti tão acolhida por uma turminha tão atenta e participativa. Foi lindo de se ver.

 

Como escrever uma boa narrativa?

Nossa primeira oficina no Espaço Criar, em Uberlândia, superou nossas expectativas, tanto pela quantidade de inscritos, quanto pelo grau de interesse dos participantes. Os resultados foram incríveis, mas o melhor de tudo foi a criação de uma pequena comunidade de escritores, que temos tentado manter unida desde então.

 

Explorando os elementos da narrativa

Considerando o quanto o papo rendeu durante a nossa primeira oficina no Espaço Criar (e somando-se a isso o nível de interesse da turma), achamos interessante voltar ao local para mergulhar mais profundamente nos elementos da narrativa e exercitar nossa escrita. Turma sensacional!

 

E com este loooongo post, chegamos ao final da Retrospectiva 2018. Continue acompanhando o Recanto da Prosa, temos muita coisa boa pela frente!

Please reload

Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • wattpad_icon_orange
Inscreva-se para receber atualizações do blog
Inscreva-se para receber atualizações do blog
Destaques

Tapetes trocados

02.11.2019

1/7
Please reload

O Que Estou Lendo
Tags
Arquivo
Please reload

Procurar no blog