Direitos autorais

O trabalho Recanto da Prosa de Aline Caixeta Rodrigues está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Isso significa que: você está autorizado a compartilhar os conteúdos deste blog, desde que atribua os devidos créditos à autora; mas sem alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

Flipoços - Dia 3

Segunda-feira é dia de quê? Voltar pro trabalho, certo? Mas e quando você é criança? Bom, daí é dia de voltar pra escola. Só que aqui em Poços de Caldas, voltar pra escola significa dia de excursão para conhecer a Flipoços!

 

No dia 29, começamos nossa programação assistindo a uma peça de teatro produzida pela Cia. Balafuda, com a temática: viagens pela América Latina. Na plateia, crianças de diversas escolas puderam se divertir, cantar e dar boas risadas, ouvindo histórias com a cara do festival.

 

 

Mais tarde, ainda na temática da literatura infantojuvenil, assistimos à palestra "O que os clássicos nos dizem que não está escrito neles?", com os escritores Fernando Nuno e Silvana Salerno. Especialistas na arte de adaptar clássicos da literatura mundial para um formato acessível aos pequenos leitores, Fernando e Silvana apresentaram alguns de seus livros e discutiram a importância das adaptações como degraus para a formação literária e cultural das pessoas, atentando a questões de linguagem, enredo e conteúdo filosófico.

 

 

Em seguida, presenciamos um encontro do Mulherio das Letras, que se reuniu para lançar uma coletânea de poemas infantojuvenis, chamada "Meus Primeiros Versos". O livro, organizado por Vanessa Ratton, com revisão de Rosana Rios e ilustrações de Sandra Sampaio, reúne 42 poemas escritos por mulheres de todo o Brasil, além de atividades interativas para que a criança possa colorir e escrever seus primeiros versos.

 

 

Às 18:30, fizemos uma pausa para tomar um café-com-pão-de-queijo, mas nem por isso deixamos de assistir à palestra "Tragédia em Mariana e Brumadinho", sobre literatura e jornalismo, que foi transmitida ao vivo pela nossa querida assessora de imprensa Jéssica Balbino. Durante a mesa, a jornalista Cristina Serra falou sobre o seu livro "Tragédia em Mariana: a história do maior desastre ambiental do Brasil", mas também sobre o caso mais recente de Brumadinho, discutindo questões relativas à impunidade, ao poder e aos impactos ambientais, sociais e, principalmente, psicológicos causados às vítimas afetadas. "Eu me concentrei em focar o livro naquelas pessoas que não têm voz", disse a jornalista. "Eu disse pra mim mesma, esse caso não vai virar mais uma estatística. Essas pessoas precisam ter essa história documentada".

 

 

Por fim, para fechar a noite, tivemos uma mesa super especial com três mulheres incríveis e um líder indígena, denominada "Vidas entrelaçadas às dos Primeiros Habitantes: diálogo com os povos da floresta e sua importância na formação cultural brasileira". Quem abriu a mesa foi o convidado Ailton Krenak, com sua fala calma e profunda, que trouxe visibilidade aos povos invisíveis de nosso país. "Estamos familiarizados a ver nossos espelhos", disse o palestrante. "Mas existe essa literatura que convoca outros seres [...] e é tão verdade que existe um povo da floresta, quanto que existe um povo brasileiro". Ailton falou ainda sobre as tragédias apresentadas por Cristina Serra e lamentou profundamente que os rios, as montanhas e as florestas, "nossos parentes", tenham sido tão cruelmente devastados. Em acréscimo, pudemos ouvir as convidadas Betty Mindlin, Andreia Duarte e Rita Carelli, que nos contaram de suas experiências pessoais em diversas tribos e nos apresentaram seus livros para crianças, com adaptações de histórias indígenas.

 

 

Veja no vídeo abaixo um pouco mais do que foi o nosso terceiro dia de Flipoços. E não se esqueça de nos acompanhar pelo Instagram (@nina.caixeta). Essa semana promete!

 

 

 

Please reload

Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • wattpad_icon_orange
Inscreva-se para receber atualizações do blog
Inscreva-se para receber atualizações do blog
Destaques

Tapetes trocados

02.11.2019

1/7
Please reload

O Que Estou Lendo
Tags
Arquivo
Please reload

Procurar no blog