Antes de enviar seu texto a uma editora, conhecer um pouco mais sobre o processo editorial pode aumentar as chances de publicação (em editoras e concursos literários), além de ajudar o escritor a alcançar a melhor versão do material e potencializar a satisfação do público leitor. Na preparação de originais, o processo editorial é dividido em etapas cuidadosamente estruturadas para garantir qualidade e eficiência, cuja ordem recomendada consiste em: leitura crítica, preparação e revisão. Confira os detalhes de cada etapa abaixo e transforme o seu texto em uma versão mais clara, coesa e atraente.
A leitura crítica é uma análise comentada do texto que visa o aprimoramento do material. Aqui, são apontados trechos que possam estar confusos, problemas de verossimilhança, questões relativas à caracterização de personagens, incoerências e falhas de construção narrativa (configuração espaço-temporal, foco narrativo, enredo, etc.). Ao término da leitura, é redigido um comentário geral sobre o todo, mas não são feitas alterações no texto em si.
Na etapa de preparação, são realizadas interferências diretas no texto, com sugestões que envolvem questões de clareza, coesão, estilo e fluidez. Aqui, são sugeridos acréscimos, cortes, inversões e substituições de palavras, frases ou até mesmo parágrafos. Além disso, são verificadas questões de continuidade e padronização, sempre com o objetivo de tornar o texto mais atraente para os leitores. Na conclusão desta etapa, o/a autor/a irá receber um arquivo de texto com comentários e as marcas de alteração em destaque, para poder analisar cada uma delas, no seu ritmo, optando por aceitá-las ou recusá-las. A quantidade de marcações pode ser significativa, mas frisamos que a maior parte delas não indica “erros”, e sim sugestões.
Após a preparação e a análise do/a autor/a acerca das sugestões propostas, o texto irá seguir para a etapa de revisão, em que o material será relido, na íntegra, e analisado sob aspectos linguísticos e gramaticais. Nesta etapa, o foco está na busca de equívocos relacionados a: ortografia, pontuação, acentuação, concordância etc. Na conclusão desta etapa, o/a autor/a irá receber um arquivo de texto semelhante ao que recebeu na etapa de preparação, mas com uma quantidade de marcações consideravelmente menor, apenas para tomar conhecimento das alterações realizadas.
Na fase de finalização do seu original, podemos agendar reuniões online para tirar as suas dúvidas acerca de alguns caminhos de publicação, tais como a participação em concursos e prêmios, além de conversarmos sobre diferentes tipos de editoras e processos de autopublicação. Juntos, podemos esclarecer suas questões e planejar os melhores passos para te deixar mais preparado e confiante para compartilhar sua obra com o mundo.
Se você está procurando alguém para dar aquele toque especial ao seu livro, posso ajudar com a escrita de textos de orelha, prefácios, posfácios e contracapa, sempre após uma leitura atenta da obra para captar sua essência. Além disso, também ofereço resenhas no Recanto da Prosa, ajudando na divulgação do seu trabalho. Os paratextos são fundamentais para atrair o leitor e despertar o interesse pelo seu livro. Eles funcionam como uma ponte entre a obra e o público, criando uma conexão que pode fazer toda a diferença na hora de conquistar novos leitores.
Se você está planejando um evento e gostaria de contar com alguém que possa contribuir de forma acolhedora e envolvente, estou à disposição para participar de palestras, mediação de mesas redondas, minicursos, oficinas e entrevistas. Meu objetivo é criar um ambiente de troca de ideias, onde todos se sintam à vontade para aprender, refletir e compartilhar experiências, tornando o momento mais significativo e inspirador para todos os participantes.