O trabalho Recanto da Prosa de Aline Caixeta Rodrigues está licenciado com uma 

Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Isso significa que: você está autorizado a compartilhar os conteúdos deste blog, desde que atribua os devidos créditos à autora;

mas sem alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

07 de Outubro de 2019

Setembro chegou ao fim. E com ele, concluímos o último módulo do Curso de Escrita Criativa - com direito a festa surpresa e bolo de aniversário pra mim!

Desde o começo do ano, temos nos encontrado uma vez por mês no Espaço Criar, sempre aos fins de semana, investindo 3 horas de estudo teórico no sábado e 3 horas de exercícios práticos de escrita e leitura crítica no domingo, durante as quais passamos pelos princípios básicos da teoria da narrativa e discutimos outros temas pertinentes, como:


- os gêneros literários, seus subgêneros e possibilidades híbridas;

- os tipos de foco narrativo;

- a construção de personagens e sua relação com o enredo;

- a construção de configurações espaço-temporais;

- o funcionamento do mercado editorial e os possíveis caminhos de publicação.


Entre um módulo e outro, os participantes tiveram de ler textos referenciais, tanto teóricos quanto ficcionais, desenvolver um projeto literário autoral (contando com uma hora de orientação particular por mês); exercitar a leitura crítica dos textos dos colegas e fazer atividades voltadas para os temas citados acima.


Dos seis autores participantes, duas escolheram trilhar o caminho das narrativas longas, três optaram pelas narrativas breves (contos e crônicas), e, no meio do caminho, uma autora acabou se descobrindo poeta.


Mas nossa turma não quis parar por aí! Atendendo às solicitações dos participantes, decidimos continuar o trabalho em 2020; além de abrir uma segunda turma para novos ingressantes - que divulgaremos em breve, mas que já está confirmada!


Além disso, escrevemos um projeto para o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) de Uberlândia, para viabilizar a publicação de uma coletânea de breves narrativas da turma, com evento de lançamento, noite de autógrafos e tudo o mais. Estamos todos de dedos cruzados para dar certo!


Por fim, mas não menos importante, cabe-nos dar destaque às iniciativas dos alunos participantes, como a da Gabriela Ferraz, que decidiu abrir um blog para postar suas crônicas, o Meu 180; a da Juliana Ávila, que está em fase de revisão de uma antologia e já está buscando caminhos de publicação; e a da Janaína Santos, que está seguindo à risca um cronograma para terminar sua coletânea de contos até o fim deste ano - e já planejou todo o percurso para prepará-lo para concursos e outros caminhos de publicação em 2020.

E você? Ficou interessado em se juntar a essa turma? Então escreva para contato@recantodaprosa.com, que vamos te manter informado sobre nossa programação futura. 

Contatos


- Precisando de uma fotógrafa maravilhosa para o seu evento? Entre em contato com a @dessa.caixeta no Instagram.

- Precisando de um espaço acolhedor e aconchegante para o seu evento cultural? Gostaria de participar de mais atividades sobre literatura, artesanato e desenho? Entre em contato com o @espacocriarudi no Instagram.