RECANTO DA PROSA

Cantinho dedicado à leitura e à troca de ideias entre os amantes da literatura. Sinta-se em casa!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Casei com o tio do pavê



Quer dizer, oficialmente não somos casados, então ainda dá tempo. No outro dia, quando nos perguntaram nosso estado civil pra preencher um cadastro, respondi "solteira" ao mesmo tempo em que ele dizia "união estável". E é claro que a atendente nos olhou com aquele sorriso que você sabe como é. Judicialmente também não é uma união estável (acho). Não assinei nada no cartório e não podemos dividir o plano de saúde. Mas suspeito que num júri, o veredicto seria esse mesmo. Estamos juntos há seis anos, moramos juntos há quase cinco.


Questões judiciais à parte, nossa vida é de casado. Da última vez que viajamos, ele se esqueceu de colocar a escova de dentes na mala (há quanto tempo não faço uma mala?); e dividimos uma no fim de semana, por pura preguiça de ir na farmácia. Conhecemos, brigamos, nos cansamos de brigar e aceitamos cada mania chata um do outro. Ninguém mais se preocupa em fechar a porta pra tomar banho; e nem é pra um daqueles banhos sexys das Bond Girls. (Desculpa pela referência, cresci assistindo à coleção completa do 007 e ainda tenho uma ligeira queda pelo Pierce Brosnan). Em resumo: já chegamos àquele ponto de intimidade que beira o desleixo, mas que é confortável e tranquilo.


A ideia era oficializar as coisas nesse ano. Mas... né? Todo mundo tinha um monte de ideias no começo de 2020. No momento não vejo sentido, não enquanto durar a pandemia. Minha rotina seguiria exatamente como é hoje, e não poderíamos fazer uma festa nem viajar em lua de mel. Daí que... pra quê? Sigo respondendo uma coisa diferente a cada vez que me perguntam. "Casada" no Pão de Açúcar, pra pegar os selos da promoção. "Solteira" pros formulários, porque é o que está escrito na identidade. "Namorando" quando aparece algum sem noção. (Também pode ser "noiva" ou "casada" dependendo do grau de babaquice). "União estável", nunca respondi, mesmo sendo o status que faz mais sentido.