RECANTO DA PROSA

Cantinho dedicado à leitura e à troca de ideias entre os amantes da literatura. Sinta-se em casa!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

  • Aline Caixeta Rodrigues

Escrevendo Crônicas com Clarice Lispector - 2

Atualizado: Out 3

Chegamos ao meio do ano! Aos trancos e barrancos, mas estamos aí, fazendo o possível para sobreviver da melhor forma a essa loucura toda que temos vivido. Cada um se vira como pode para manter a saúde mental, e não acho justo julgar ninguém (afinal quem é que realmente sabe da vida dos outros?). Tem gente sem coragem para levantar da cama e tem gente trabalhando loucamente; gente postando desabafos desesperados nas redes sociais, fazendo pós-graduação à distância, pedindo demissão, fazendo entrevista de emprego online, aprendendo a cozinhar, fugindo pro mato pra respirar fundo e pisar na terra onde as notícias não chegam... Enfim. Tudo isso apenas para citar os caminhos de alguns conhecidos próximos.

No meu caso, como sempre, ando buscando forças na literatura. Tenho lido muito, escrito muito, pegado todos os trabalhos editoriais que aparecem e quebrado cabeça para, analógica que sou, adaptar minhas oficinas às plataformas digitais. Resisti até o último segundo aos cursos online - e mal posso esperar para poder voltar aos encontros presenciais - mas por hora meu mantra tem sido: Vamos fazer o que dá pra fazer hoje. Se é isso aí, então é isso aí. Além disso, a internet é relativamente democrática, aproxima gente que mora longe, pode ser interessante. E foi nessa pegada que surgiu a ideia do minicurso Escrevendo Crônicas com Clarice Lispector, um projeto que enviei para a Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia e foi aprovado no edital 03/2020.

Estou passando hoje para relembrar aqueles que já fazem parte do grupo do curso no Facebook (e para contar a quem ainda não está sabendo) que a primeira aula será postada hoje, dia 07/07. Teremos 6 aulas gratuitas, de aproximadamente 15 minutos cada, postadas às terças e quintas, às 18:00, no canal do Recanto da Prosa no Youtube (link aqui). Nessas aulas, iremos ler e escrever crônicas, tomando por base a produção de Clarice Lispector em sua coluna no Jornal do Brasil.

Ler Clarice tem sido bom pra mim nessa quarentena. E escrever crônicas também. É impressionante o quanto as pequenas coisas, essas que chamam a atenção dos cronistas, ganham importância quando nos vemos apavorados no olho do furacão. Eu confio na literatura, sempre confiei; e por mais que a humanidade às vezes me faça perder toda a fé que tenho em nós, não é agora que vou deixar de confiar.

E é por isso que quero te convidar para fazer parte desse projeto. Porque espero que essas crônicas possam te trazer algum alívio, como têm me trazido. É pouco? É. Mas esse curso é o que posso fazer pra hoje; e como eu disse, cada um se vira como pode.

Deixo aqui o calendário e a programação das aulas para que você possa se planejar, caso tenha interesse. E se você ainda não faz parte do nosso grupo no Facebook, é só clicar aqui e solicitar a sua participação (lembre-se de ler e concordar com os termos de uso ao entrar). Ele será nosso espaço de troca para compartilhar nossas produções, tirar dúvidas e acessar materiais complementares. Mas se você não tem Facebook, não se preocupe. Podemos nos falar pelos comentários no Youtube mesmo. :)

Aula 1 (07/07, terça-feira): Mas afinal, o que é uma crônica?

Aula 2 (09/07, quinta-feira): Rubem Braga: o inventor da crônica brasileira

Aula 3 (14/07, terça-feira): Crônicas líricas e metalinguísticas

Aula 4 (16/07, quinta-feira): Crônicas políticas e filosóficas

Aula 5 (21/07, terça-feira): Crônicas memorialísticas e epistolares

Aula 6 (23/07, quinta-feira): Cronistas brasileiros da contemporaneidade



27 visualizações1 comentário

POSTS RECENTES

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO

Book Shelf

Deu vontade de prosear? Então deixe aqui a sua mensagem ou escreva para o nosso endereço de e-mail. Retornaremos em breve!

O trabalho Recanto da Prosa de Aline Caixeta Rodrigues está licenciado com uma 

Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Isso significa que: você está autorizado a compartilhar os conteúdos deste blog, desde que atribua os devidos créditos à autora;

mas sem alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.