RECANTO DA PROSA

Cantinho dedicado à leitura e à troca de ideias entre os amantes da literatura. Sinta-se em casa!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

  • Aline Caixeta Rodrigues

Luzes, câmera, livros

Depois de um ano lutando com as redes sociais pra ver se eu conseguia deixar o século XX pra trás, acho que finalmente estou pegando o jeito de algumas coisas. Ainda dou mancada, mantenho uma agenda de papel, só consigo fazer curso online com caderno na mão; e sinto muita, muita falta das oficinas de escrita, lançamentos e clubes de leitura presenciais.


Mas vamos indo com o que tem pra hoje. E se tem uma coisa com a qual acho que todos nós tivemos de nos acostumar foi com perder o medo das câmeras - seja para vídeos gravados ou lives.


Mais ou menos nessa época, no ano passado, decidi levar o Recanto da Prosa para o Youtube, num projeto de contação de histórias para adultos, baseado no Livro das mil e uma noites. Eu não sabia fazer edições de vídeo, então precisava gravar tudo numa tacada só. Carregava o celular de um lado pro outro tentando achar a melhor iluminação e fugir do barulho dos vizinhos. Às vezes gastava umas três horas só pra gravar e o resultado não era lá essas coisas.


Mas teve gente que acompanhou do começo ao fim. De vez em quando ainda aparece um comentário. E por mais que eu olhe para a playlist e tenha até um pouco de vergonha da qualidade dos vídeos, foi graças a eles que fui aprendendo devagarinho a me soltar, arriscar pequenas edições, comprar um ou outro material, enfim. Não digo que hoje eu esteja 100% à vontade ou que morra de orgulho do conteúdo que produzo, mas sinto que estou evoluindo e isso é o que importa.


Tá, mas por que estamos falando sobre isso? É que hoje eu vim dividir com vocês alguns vídeos que temos produzido (e digo "temos" no plural porque tem mais gente envolvida), torcendo para que vocês gostem e troquem suas impressões com a gente. Sério. Dá muito trabalho gravar, editar e divulgar qualquer videozinho de quinze minutos. E saber que tem alguém curtindo do outro lado dá um belo de um incentivo na vontade de produzir mais conteúdo. Aí vai um pouquinho do que temos feito recentemente.



Você sabe por que o dia 02 de abril é o dia mundial do livro infantil? Sabe quem foi o autor que inspirou a comemoração da data? Neste vídeo, eu conto um pouquinho de quem foi esse escritor, falo de alguns de seus contos mais famosos e de como ele inspirou e ainda inspira a minha própria produção literária.



“Desenhando personagens e cenários” é uma mostra inédita de processos criativos de ilustração, na qual a Dessa Caixeta explica seu processo de projeto desde a concepção da ideia até a arte final, por meio de técnicas manuais e digitais. Nesse vídeo, ela mostra a importância de contar uma boa história a partir de um desenho, criando um personagem inserido em um cenário com cores e formas; perspectiva e jogos de luz e sombra.



É amanhã! No dia 10 de abril, às 19h, Fernando Ferrone será nosso convidado no canal, para um pré-lançamento do seu novo romance: A longa noite de Bê. Nesse encontro, conversaremos sobre a construção da obra, os percursos da publicação e as referências literárias do autor. Você não vai perder, vai?



Esse vídeo mostra o processo de produção de uma ilustração para o livro "Às vezes, na noite escura". Saiba mais sobre o projeto aqui e veja a playlist completa aqui.

Posts recentes

Ver tudo

POSTS RECENTES

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO

Book Shelf

Deu vontade de prosear? Então deixe aqui a sua mensagem ou escreva para o nosso endereço de e-mail. Retornaremos em breve!

  • instagram
  • facebook

Obrigado pelo envio!