RECANTO DA PROSA

Cantinho dedicado à leitura e à troca de ideias entre os amantes da literatura. Sinta-se em casa!

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

  • Aline Caixeta Rodrigues

Outubro encantado



Chegamos ao mês de outubro! E já comecei logo com uma exclamação porque este é um dos meus meses preferidos. Digo isso por dois motivos: dia das crianças e dia das bruxas.¹ Para mim, essas datas são duas das mais divertidas do ano, pois sempre estiveram associadas a livros novos de presente e às fantasias de monstros e criaturas mágicas que estavam liberadas no dia das bruxas (além, é claro, das histórias de terror!). Reconheço que tive uma infância muito privilegiada nesse sentido, e tento fazer de tudo o que está ao meu alcance para devolver a outras crianças essa oportunidade de receber estímulos à criatividade e à imaginação. A brincadeira e a fantasia podem não parecer coisa séria, mas são indispensáveis ao crescimento saudável e ao desenvolvimento cognitivo das crianças.


Só que a coisa não parou na infância. Depois de adulta, meu amor pelas histórias infantis só fez aumentar, tanto que fui estudá-las mais a fundo. Na faculdade, desenvolvi um projeto de extensão com o objetivo de avaliar os efeitos da leitura literária para crianças em situação de vulnerabilidade social; depois fiz uma pós-graduação em literatura infantojuvenil, escrevi seis livros para crianças e jovens (um deles ainda está em vias de publicação) e sigo estudando o tema, cada vez mais apaixonada.


Nos últimos anos, também comecei a ministrar cursos sobre o assunto e, neste mês, apesar de tudo o que temos vivido em 2020 (ou talvez por causa de tudo isso), decidi dividir um pouco dessa minha paixão com vocês. Então escolhi falar de um tema que tem causado polêmica no mundo da literatura infantil, mas que me parece delicioso, rico e incontornável ao se falar de histórias para crianças: os contos de fadas.



Para tanto, pensei numa agenda para o mês de outubro, que preparei com muito carinho e espero que vocês queiram acompanhar.


Meu primeiro projeto já começa hoje (!) e se chama Contos de fadas na cozinha. Tomando como base o maravilhoso A cozinha encantada dos contos de fadas, de Katia Canton, decidi misturar duas coisas que amo e levar vocês comigo para cozinhar. A ideia é das mais simples. Quem me conhece bem, sabe do quanto eu falo. Deus do céu. E quando o assunto é literatura, só paro se alguém mandar. Outra coisa é que também adoro companhia quando estou cozinhando. E juntando as coisas, a ideia veio pronta: vou falar de contos de fadas enquanto cozinho com vocês. E não serão pratos aleatórios, mas sim baseados nas histórias que estarei comentando. Escolhi quatro contos clássicos, dois deles mais conhecidos e dois menos (não vou contar quais são, mas juro que são todos incríveis). Os resultados serão disponibilizados a cada quinta-feira do mês, no canal do Recanto da Prosa, às 19:00 numa playlist com o nome do projeto (link do canal aqui).


(E para os pais e responsáveis de plantão: que tal repetir a experiência com as crianças no fim de semana? Todas as receitas são bem simples e garanto que vai ser divertido).



Agora vamos ao projeto número dois: na próxima segunda-feira, dia 12, em comemoração ao dia das crianças, irei fazer uma live às 19:00 no canal do Recanto da Prosa para explorar mais a fundo um dos contos escolhidos, apresentando suas origens macabras, possíveis interpretações psicanalíticas e curiosidades, mergulhando fundo em todas as camadas de significado que temos ali. (O título também é surpresa, mas vai por mim: você não vai querer perder).


Mais tarde, nos dias 19 e 20 (segunda e terça-feira), das 19:00 às 20:00, irei ministrar um minicurso ao vivo sobre o assunto, chamado As múltiplas faces dos contos de fadas. (Modéstia à parte, a programação está super interessante). Além disso, a boa notícia é que nunca na vida fiz um curso tão barato. Sério. Eu, se fosse você, já garantia a minha vaga aqui. Ah! E caso você tenha interesse, mas esteja ocupado no horário, não se preocupe; as aulas ficarão gravadas por um mês, com exclusividade, para os participantes da turma.


QUERO ME INSCREVER!



Finalmente, para fechar o mês com chave de ouro (você não achou que eu fosse me esquecer das histórias de terror, achou?), no dia 30, a @dessacaixeta e eu iremos revelar um projeto com o qual estamos super empolgadas; e no dia 31 (sábado), das 16:00 às 18:00, voltarei a ministrar mais um minicurso, independente porém relacionado ao primeiro: As faces sombrias dos contos de fadas - para o qual você pode se inscrever aqui.


QUERO ME INSCREVER!


Ufa! Muita coisa, não é? Também acho, mas tenho certeza de que vai ser tudo lindo. Então dá um print no calendário aqui embaixo, salva a imagem, anota na agenda, programa um aviso no celular, se inscreve no canal do Recanto da Prosa (e lembra de ativar o sininho para as receber notificações). Ou todas as alternativas acima. Só não perde a programação, vai?




¹ No ano passado, aconteceu uma coisa muito divertida no meu condomínio, que acabou numa crônica sobre o dia das bruxas. Para quem quiser ler, é só clicar aqui: Tapetes trocados.

POSTS RECENTES

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO

Book Shelf

Deu vontade de prosear? Então deixe aqui a sua mensagem ou escreva para o nosso endereço de e-mail. Retornaremos em breve!

O trabalho Recanto da Prosa de Aline Caixeta Rodrigues está licenciado com uma 

Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Isso significa que: você está autorizado a compartilhar os conteúdos deste blog, desde que atribua os devidos créditos à autora;

mas sem alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.